As empresas buscam, hoje, não somente uma mão de obra técnica, mas também, pessoas que saibam como transmitir suas descobertas, estratégias e incertezas com clareza. Para isso, é necessário entender como elaborar bons textos e, assim, documentos claros e assertivos.
Por isso, separamos algumas dicas para que você possa, de uma forma assertiva, conseguir estabelecer um bom hábito de escrita. Leia-as a seguir:
1. Utilize escrita formal
Costumamos dizer que a escrita utilizada para um relatório técnico é aquela que se apresenta de forma culta ou formal. Mas por que escrever desta forma é importante?
Primeiramente, devemos ter em mente que, se soubermos escrever de forma culta, isso nos permitirá uma comunicação com precisão e eficiência. Por isso, esse tipo de escrita e fala é muito exigida e bastante valorizada hoje em dia pelo mercado de trabalho.
Além disso, devemos ter em mente que um relatório técnico é um documento sério, ou seja, não admite piadas, achismos ou ainda, linguagens coloquiais que utilizamos no nosso dia a dia. Para entendermos este item, basta analisarmos a escrita de um artigo científico.
Por fim, os sinais de maior atenção, em se tratando de uma escrita formal, são: regras de concordância, sintaxe, morfologia, semântica, ortografia, acentuação etc.
2. Siga a estrutura textual
Um relatório técnico é composto por: partes externas e partes internas. As partes externas compreendem a capa e contracapa. Já as partes internas, compreendem os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Como elementos pré-textuais, temos: folha de rosto, agradecimentos, resumo na língua vernácula, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas, lista de símbolos, sumário. Já como elementos textuais, temos: introdução, desenvolvimento e considerações finais.
Já os elementos pós-textuais, podem ser: referência, glossário, apêndice, anexo e índice. A Figura 1 apresenta um esquema das partes internas e externas de um relatório técnico, bem como sobre as exigências de cada item (obrigatório ou opcional).
Figura 1 – Esquema relacionado às partes interna e externa de um relatório técnico
3. Leia muito
Encare essa dica como uma sugestão. Quem tem a prática da leitura consegue perceber, até nas entrelinhas, o que cabe e o que não cabe em um texto.
Proponha-se a ler de forma contínua e, se achar que é muito difícil, comece com o que você “dá conta” de ler. Mas, se não conseguir cumprir com o planejamento de leitura de um livro por mês, por exemplo, comece com 20 páginas por semana. Essa é uma das formas de estimular a leitura e também, de criar o hábito dela.
4. Evite ser prolixo
Pessoas prolixas são aquelas pessoas que “falam muito, mas não tem nada a dizer”, ou seja, pessoas que utilizam muitas palavras para escrever ou falar, porém, não sabem seguir uma ordem lógica de raciocínio e acabam por não saber sintetizar seus pensamentos.
Dessa forma, escritas prolixas acabam por gerar ruídos no texto e na comunicação. Portanto, evite textos e parágrafos muito longos e não tenha medo de simplesmente descartar todas as informações que julgar como inúteis no seu texto. Assim, é possível que você consiga transmitir ao leitor o que realmente quer dizer, evitando a prolixidade.
5. Não tenha medo de consultar o dicionário
É importante que saiba que até os professores de letras, por vezes, consultam o dicionário, afinal, sempre é possível que se depare com uma palavra até então desconhecida. Também é importante manter-se aberto a conhecer palavras novas, pois facilita – e muito – na hora de organizar as ideias para elaboração dos seus textos.
6. Pratique muito
É imprescindível que você tenha em mente que somente com a prática é que você terá êxito. Escrever muitas vezes não se configura como um talento nato e, portanto, pode ser uma habilidade desenvolvida. Com isso, se houver planejamento, esforço, treino, dedicação e paciência, com certeza enxergará seus avanços, que serão gradativos. Portanto, dedique-se!
Essas foram nossas seis dicas para escrever um relatório técnico claro e assertivo. Para mais dicas, acompanhe nossas publicações.
Referências
Figura 1 – UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Manual para elaboração de relatório técnico-científico. 2017. Disponível em: https://www.ufpb.br/secretariado/contents/documentos/manual-de-elaboracao-relatorio-tecnico.pdf. Acesso em 25 mai. 2021.
UNYLEYA. Escrever bem: entenda por que a habilidade é tão importante. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2Sndpai. Acesso em 25 mai. 2021.