O que é inovação e como desenvolver uma cultura da inovação

Liderança e Gestão

O que é inovação e como desenvolver uma cultura da inovação?

A inovação é um assunto que interessa a qualquer profissional ou empresa que existe na sociedade do conhecimento. Sabemos que o mercado se encontra cada dia mais dinâmico e turbulento e que não existem empresas excelentes para sempre, tampouco profissionais que são excelentes o tempo todo. É nesse ponto que entra a inovação! Para sermos sustentáveis a longo prazo, é preciso mudança, renovação, melhoria, criação, ou seja, processos que levam à inovação. Isso serve tanto para as empresas, quanto para os profissionais.

Entretanto, apesar da maioria dos profissionais e empresas da atualidade conhecerem a dinâmica dos mercados, muitos comportam-se como se estivessem navegando em um maravilhoso e calmo oceano azul, sem se preocupar com a inovação. Isso porque, muitos não sabem o que é inovar e acreditam que inovação é somente algo que implica em altos investimentos em tecnologia ou que muda completamente um produto, mercado ou um modelo de negócio, algo distante e inalcançável. Entretanto, a inovação pode e deve estar presente na vida de qualquer pessoa ou organização.

Mas então, o que é inovação?

Existem diferentes tipos de inovação, mas, de forma geral, pode-se dizer que a inovação é um processo que nos leva a algo novo, seja um novo produto, um novo serviço, um novo modelo de negócio, ou que nos leva a realizar algo já conhecido, mas de uma maneira diferente (inovadora). Neste sentido, a inovação pode ser:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

É possível perceber, portanto, que inovação não é somente algo grandioso, que causa uma mudança ou um impacto extremo no mercado ou sociedade. Inovar é sempre aprimorar, atendendo às necessidades do mercado de uma forma cada vez melhor e mais econômica, podendo ou não gerar uma disrupção. Inovar é um exercício constante, que mesmo ocorrendo de forma incremental pode, ao longo do tempo, proporcionar grandes transformações ou grandes economias. Para isso, é preciso existir um comprometimento intelectual e emocional com a inovação, é preciso que profissionais e lideranças cultivem um DNA Inovador, que leva a uma cultura de inovação.

E o que é uma cultura de inovação?

Cultura de inovação é um conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que culminam na geração e implantação de novas ideias. Diz-se que uma organização tem uma cultura de inovação, quando é formada por lideranças e profissionais comprometidos com a inovação, quando não só reconhece e recompensa o desenvolvimento de ideias inovadoras, mas também incentiva os profissionais a evoluírem e avançarem, fazerem projetos diferenciados, dar aquele passo a mais. Uma organização com uma cultura de inovação é, portanto, aquela que promove e incentiva a mentalidade do aprendizado, das melhorias e da evolução continuados.

Mas porque tão poucas empresas apresentam essa cultura de inovação e o que é necessário para cultivá-la? A seguir, são apresentados alguns aspectos essenciais para uma cultura de inovação:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em uma organização com cultura de inovação, os profissionais continuamente adquirem, criam e transferem conhecimento – ajudando sua empresa a se adaptar ao novo em uma velocidade muito maior do que as concorrentes. É algo fabuloso, não é mesmo? Então, que tal começar a inovar, cultivar uma cultura de inovação e alcançar um novo patamar no mercado?