Liderança e Gestão

O que é Gestão por Competências?

  1. Introdução

De acordo com Carbone (2016), a gestão por competências surgiu para auxiliar as empresas a enfrentarem os desafios mercadológicos atuais. É uma abordagem que busca responder às demandas de um mercado globalizado, altamente volátil, com necessidade constante de aprendizado e criação de conhecimento. Seu objetivo é desenvolver competências e novos conhecimentos, que são essenciais para garantir uma vantagem competitiva sustentável. 

Pode se dizer, que este modelo de gestão aplica o conceito de competência para guiar processos organizacionais, especialmente na gestão de pessoas. Por meio de estratégias e ferramentas diversificadas, busca identificar, desenvolver e mobilizar as competências necessárias para que os indivíduos e as organizações possam alcançar seus objetivos. 

 

  1. Mas afinal, o que é uma competência? 

Não importa se você já está explorando o tema há algum tempo ou se está dando os primeiros passos agora. Muitas pessoas ainda têm dúvidas ou fazem confusão sobre o que realmente significa “competência” e, por isso, precisamos descomplicar esse conceito! 

Competência é a combinação de Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA) que permite a um indivíduo ser bem-sucedido e realizar tarefas com eficácia. Vamos detalhar cada um desses componentes: 

Conhecimento: Refere-se ao saber conceitual, obtido por meio de aprendizado formal ou informal. Por exemplo, um treinamento de montagem de móveis oferece o conhecimento necessário sobre os passos para montar diferentes tipos de móveis. Portanto, ao finalizar um treinamento, é possível afirmar que se sabe como montar esses móveis. 

Habilidade: Diz respeito à capacidade de aplicar o conhecimento adquirido, ou seja, o “saber fazer”. Embora um curso de montagem de móveis forneça o conhecimento e ajude a desenvolver essa habilidade, trazendo a experiência prática de outros profissionais, só é possível afirmar que a habilidade foi adquirida se o indivíduo conseguir, efetivamente, montar um móvel. 

No ambiente acadêmico, há uma maior dificuldade para entender e visualizar esse conceito, devido à falta de um ambiente propício para a prática. No entanto, nas empresas, onde a prática é constante, isso se torna mais claro e fácil. Quando as competências são bem definidas nos perfis profissionais, identificar se alguém realmente possui ou adquiriu uma habilidade torna-se mais simples e observável nesse ambiente de trabalho. 

Atitude: Envolve comportamento, disposição e ação necessárias para aplicar o conhecimento e as habilidades adquiridas. Ter a formação e as habilidades é essencial, mas é a disposição para agir que define a competência real. A atitude transforma conhecimento e habilidade em ações eficazes. Em resumo, quando se treina, se aprende; quando se executa, se demonstra habilidade. Se se possui a atitude e a confiança para aplicar o que foi aprendido, então se tem a competência. 

Podemos resumir, então, o conceito de competência com a seguinte equação básica: 

Conhecimento + Habilidade + Atitude = Competência 

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