Artigos Técnicos

O que é Gestão de Projetos Lean?

O Lean Manufacturing é uma abordagem de trabalho focada na eliminação de desperdícios e na flexibilidade da produção, tornando os processos mais ágeis, e os produtos, menos onerosos.

Assim, a administração de planejamento baseada nessa abordagem é uma solução muito eficaz. Por isso, neste artigo, você irá entender melhor sobre os fundamentos de Lean Manufacturin e a Gestão de Projetos Lean.

Fundamentos de Lean Manufacturing

O conceito de desperdícios no chão-de-fábrica é definido como qualquer atividade que não acrescenta valor aos produtos (OHNO, 1988; WOMACK e JONES, 2004). Todas as formas de desperdícios estão intrinsecamente relacionadas com o conceito de valor, logo, é fundamental identificar e separar as atividades que acrescentam valor daquelas que não acrescentam, de modo a reconhecer a ocorrência de desperdícios.

Em relação ao pensamento enxuto, ou lean, que foi difundido pelo sistema Toyota de produção, há o embasamento em cinco princípios, de acordo com o Lean Institute Brasil. Esses princípios devem ser seguidos pelas organizações na ordem em que são apresentados, para que a estratégia funcione por completo. Dessa maneira, a integração entre os princípios forma um círculo poderoso e garante que sejam identificados possíveis desperdícios ocultos, o que revela, cada vez mais, os obstáculos e permite que eles sejam eliminados.

Sobre os principais princípios da manufatura enxuta, tem-se: Valor, Mapear fluxo de valores, Fluxo contínuo, Produção Puxada, Perfeição. Portanto, em um sistema de produção enxuto, esses cinco princípios são trabalhados simultaneamente com o objetivo de maximizar os resultados e minimizar as perdas.

Além disso, dentro de um sistema produtivo, existem três tipos de atividades que devem ser analisadas para buscar a diminuição ou eliminação de desperdícios, são elas:

● Atividades que agregam valor (AV): São as que aos olhos do consumidor final torna o produto mais valioso;

● Atividades necessárias, mas que não agregam valor: Não são visíveis pelo cliente final, porém são necessárias, a menos que todo o processo mude radicalmente.

● Atividades que não agregam valor (NAV): São atividades que não são necessárias mesmo nas atuais circunstâncias. A produção enxuta visa à eliminação destas atividades.

O que são desperdícios?

Considera-se como desperdícios todas as atividades que consomem recursos, mas não criam valor para o cliente. Dessa forma, foram elencados sete grandes grupos potenciais de ocorrência de desperdício: Superprodução, Espera, Transporte, Processos, Estoque, Movimentação e Produtos Defeituosos.

Também deve-se saber que há dois tipos de desperdício:

● Tipo 1 não cria valor, mas é inevitável dentro de uma determinada situação;

● Tipo 2 não cria valor e pode ser imediatamente eliminado.

O que é Gestão de Projetos Lean?

Embora tenha sido mais difundido no ambiente de manufatura, na década de 1990, o pensamento Lean começou a se difundir também na comunidade de Gestão de Projetos. Isso aconteceu pois o enfoque estratégico sobre o gerenciamento de projetos deve, necessariamente, encarar o controle dos recursos como parte vital para o sucesso. Neste sentido, a aplicação dos conceitos Lean é um meio de redução dos desperdícios e aumento da eficiência no uso dos recursos.

No Gerenciamento de Projetos Lean tem-se o princípio básico de entregar mais valor com menos esforço no contexto do projeto. Por isso, a maioria dos gerentes de projeto decide utilizar os conceitos Lean em situações de restrição, principalmente ligadas a prazos e custos.

Uma das vantagens da implementação Lean é que ela não requer investimentos em tecnologia, além de não ser necessário muito treinamento. Dessa forma, o Lean é uma opção a ser utilizada na recuperação de projetos críticos e/ou em crise e em situações emergenciais.

Durante a fase de planejamento, os gerentes de projeto interagem com as partes interessadas para alinhar suas expectativas com os recursos e prazos disponíveis. Assim, são evidadas situações de overpromising (prometer mais que o possível) e underdelivering (entregar menos do que o esperado). Concomitantemente, com a quebra do projeto em atividades menores, os membros da equipe têm um forte senso de realização e encerramento.

Portanto, a partir do que foi apresentado anteriormente, a aplicação da Metodologia Lean para gerenciamento de equipes de projeto tem como objetivo principal criar o ambiente ideal para os colaboradores das empresas. Isso é feito a partir dos recursos necessários disponíveis no momento correto, dando suporte às atividades (PEDRÃO, 2014).

Assim, segundo o que é mencionado em Pedrão (2014), de acordo com Joe Taylor Jr. (2013), o diferencial de um profissional moderno voltado para a Gestão Lean de projetos é justamente o foco no bem-estar de cada membro da equipe. À vista disso, a Gestão de Projetos Lean elimina resíduos em termos de tempo e recursos, não elimina pessoas.

Referências

OHNO,T. Toyota production system: beyonf large scale production: Productivity press, 1998.

WOMACK, J.P., JONES, D.T.,ROSS, D., A mentalidade enxuta nas empresas lean thinking: elimine o desperdício e crie riqueza. Rio de Janeira: Elsevier, 2004,

PEDRÃO, L. C. Gerenciamento de projetos Lean; utilização otimizada de recursos garante sucesso na gestão de projetos. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação MBA em Gerenciamento Avançado de Projetos) – IBE – FGV, Campinas, 2014.