Geologia de Fernando de Noronha

Curiosidades

Geologia de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago vulcânico situado no Atlântico Sul e pertence ao estado de Pernambuco. De acordo com Schaefer et al. (2017), ele possui uma área emersa de mais de 20 Km², na qual a ilha principal ocupa 17,6 Km de extensão (Batistella, 1993). Além dela, o arquipélago possui 20 outras pequenas ilhas (Oliveira et al., 2017), que se localizam acima de uma reduzida plataforma insular que trunca a montanha vulcânica a até cerca de 100 m de profundidade (Almeida, 2002).

Como você já deve saber, além de ser um destino turístico muito procurado, Fernando de Noronha possui uma formação geológica muito interessante, que será apresentada neste artigo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Arquipélago de Fernando de Noronha se encontra próximo à extremidade oriental de uma cadeia oceânica identificada em cartas batimétricas do Ministério da Marinha do Brasil (Almeida, 1955). Dessa forma, ela foi denominada Cadeia de Fernando de Noronha (Gorini e Bryan, 1974).

Devido ao movimento divergente de placas tectônicas, foram formadas as placas Sul Americana e Africana, o que gerou a separação dos dois continentes, há cerca de 140 milhões de anos. Nesse processo, foi formada a dorsal mesoatlântica, uma cadeia de vulcões submersos, que expelem magma constantemente.

O arquipélago foi formado há, aproximadamente, 12 milhões de anos, por meio da deposição de magma que extravasou da crosta terrestre. Nesse processo foi formada uma cadeia de montanhas submersas, que contém uma parte emersa, onde estão localizadas as ilhas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Fernando de Noronha possui rochas vulcânicas de idades miocênica e pliocênica. Além disso, o arquipélago constitui-se de um substrato de rochas piroclásticas penetradas por grande variedade de magmáticas alcalinas que, após prolongado hiato, foram recobertas por derrames de rochas ultrabásicas nefelinícas (ankaratritos) e seus piroclastos (Almeida, 2012).

Com isso, o arquipélago é formado, majoritariamente, por rochas basálticas, formadas pelo vulcanismo gerando um tipo de magma formado em vulcanismo intraplaca.

Gostou de saber sobre a geologia de Fernando de Noronha? Fique de olho em nossas redes sociais e confira mais posts da série de geoturismo!

 

Referências

Almeida,F.F.M. 2000. Arquipélago Fernando de Noronha. In: Schobbenhaus,C.; Campos,D.A.; Queiroz,E.T.; Winge,M.; Berbert-Born,M. (Edit.) Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Disponível em <http://sigep.gov.br/sitio066/sitio066.htm>

SCHAEFER, Carlos Ernesto G; OLIVEIRA, Fábio. Solos das Ilhas Oceânicas. In. CURI, Nilton Curi; KER, João Carlos; NOVAIS, Roberto Ferreira; VIDAL-TORRADO, Pablo; SCHAEFER, Carlos Ernesto G. R. Pedologia: solos dos biomas brasileiros, 2017.