Employer Branding atração e retenção de talentos da Engenharia

Liderança e Gestão

Employer Branding: atração e retenção de talentos da Engenharia

Atrair e reter os talentos são dois grandes desafios dos gestores das empresas de Engenharia. A alta competitividade do mercado exige cada vez mais que as empresas apresentem um diferencial para atrair profissionais qualificados, manter seus colaboradores engajados e diminuir o seu índice de turnover.

Mas afinal, o que seria esse diferencial competitivo que leva uma empresa a ser tornar um local muito desejado para trabalhar e que ninguém quer sair? Em busca dessa resposta, muitas organizações têm colocado em prática as estratégias de employer branding.

Employer branding, “marca do empregador” ou “marca empregadora”, são técnicas criadas para gerar uma imagem positiva sobre a empresa como local para se trabalhar. Essas estratégias reforçam os pontos fortes da organização e contribuem para o destaque da empresa entre as concorrentes e, consequentemente, ajuda a atrair melhores talentos, reter os profissionais qualificados e mantê-los engajados.

As ações de employer branding atingem os colaboradores da empresa (público interno) e o mercado (público externo – clientes, parceiros, candidatos), com o objetivo de exaltar a imagem da organização como um excelente lugar para se trabalhar. Colaboradores realizados, engajados, que se sentem parte da equipe e se identificam com a cultura da empresa tendem a permanecer na organização por um período maior e se tornarem grandes defensores e promotores da marca. Com isso, é possível reunir e construir equipes com alta produtividade e performance, que divulgam a empresa para o mercado como um bom lugar para se trabalhar.

Frente a um cenário que muda a cada dia, a oferta de um salário bom não é o único aspecto atrativo de uma empresa. Os profissionais atualmente valorizam organizações que oferecem muitos outros benefícios intangíveis como qualidade de vida, oportunidade de crescimento e aprendizagem, além de novos desafios. Nesse sentido, ao considerar uma proposta de trabalho, os candidatos buscam por empresas com diferenciais competitivos e uma boa imagem no mercado criada e divulgada pelos colaboradores e outros stakeholders.

Dentre esses diferenciais competitivos, está a criação de uma cultura de aprendizagem e educação corporativa. Com a exigência de atualização cada vez maior e a necessidade de se destacar no mercado frente às concorrentes, as empresas têm investido na formação de seus profissionais, principalmente na área de Engenharia. O fomento do aprendizado faz com que colaboradores se sintam valorizados como partes importantes do processo, contribuindo para que a sua experiência na empresa seja positiva e haja maior retenção de talentos e mais engajamento da equipe nas ações da organização.

Implementar educação corporativa em uma empresa é investir na formação dos profissionais, mantendo-os qualificados e engajados. Além disso, a educação corporativa é a principal ferramenta utilizada para proporcionar agilidade na implementação dos processos e para engajar os colaboradores nas ações da empresa, prezando pela cultura de aprendizado e colaboração e qualidade dos serviços realizados.

E sua empresa? Tem praticado ações de employer branding?