Atitudes essenciais para o líder contemporâneo

Liderança e Gestão

Atitudes essenciais para o líder contemporâneo

Contexto das lideranças contemporâneas

Não é novidade que os líderes contemporâneos precisam desenvolver novas formas de pensar e agir para que possam liderar nos cenários atuais, que se alteram o tempo todo e exigem decisões constantes. Nessa caminhada do líder, ao contrário do que muitos acreditam, o mais importante não será a tecnologia que terá em mãos, tampouco os dados e processos necessários para acompanhar as mudanças. De fato, o essencial será a forma que o líder utilizará para integrar seus liderados às mudanças para que estes desenvolvam e promovam as novas tecnologias e processos de sua instituição. Por isso, um dos principais papéis do líder contemporâneo é “liderar mudanças”, conduzindo os seus liderados no que ele acredita ser o caminho correto para a equipe ou organização, promovendo consenso sobre os objetivos e metas e mobilizando os recursos necessários para atingir os resultados esperados.

Infelizmente, devido à falta de lógica, à imprevisibilidade e até mesmo à ambiguidade da função de liderar, não é possível elaborar um “Manual para as Lideranças Contemporâneas”. Liderar é aprender e encontrar constantemente novos caminhos, entretanto, existem algumas atitudes que podem auxiliar um líder em sua missão, são elas:

1. Confie nas pessoas, ajude e peça ajuda

Confie nas pessoas e estimule a construção da confiança no ambiente de trabalho. O líder não pode ter medo de confiar nas pessoas e precisa acreditar na boa intenção de seus liderados. Além disso, precisa dar e solicitar ajuda, se retirando da posição de líder herói e transparecendo a imagem de que é uma pessoa normal e que, assim como todas as pessoas, têm seus pontos fortes e fracos.

Todos sabem que a confiança é a base de qualquer relacionamento e isso não é diferente quando se trata do ambiente de trabalho. Por isso, o líder precisa estimular a confiança em seus liderados, para que estes confiem nele e nos colegas e possa se criar um ambiente em que as pessoas dialoguem, expressem suas dúvidas, peçam ajuda e ajudem, sempre que necessário.

2. Cultive a diversidade e os bons debates

Cultive a diversidade, busque interagir e trazer para perto pessoas com diferentes origens, formação, experiências de vida, vivências e histórias. Além disso, permita e estimule os bons debates, mesmo que estes possam gerar algum conflito momentâneo e tomem um pouco mais de tempo nas reuniões.

O respeito à diversidade é libertador, pois possibilita que cada indivíduo seja o que é e não perca aquilo que o torna único (seu modo de se vestir, sua descendência, sua história de vida etc.). Com isso, este indivíduo pode agregar o que há de melhor em si à equipe e à organização, fazendo com que todos ganhem. Aliados à diversidade, os bons debates permitem que os indivíduos e relacionamentos evoluam e se alinhem com o passar do tempo, aumentando ainda mais a confiança entre todos.

3. Envolva e delegue

Não se isole em sua posição de líder, envolva, construa em conjunto e delegue. A capacidade de tomar boas decisões é uma habilidade fundamental no contexto contemporâneo, que deve ser ensinada e estimulada em todos os indivíduos de uma organização. Por isso, sempre envolva, naturalmente, as pessoas necessárias na tomada de uma decisão.

A palavra de ordem nas organizações contemporâneas é o empoderamento. Os líderes que envolvem e delegam, não só demonstram confiança e empoderam os membros de sua equipe ou organização, como também deixam um campo aberto para que melhorias e inovações partam de diferentes pessoas, além de liberá-lo para tarefas estratégicas.

4. Estimule a colaboração e o sentido coletivo de responsabilidade

Após envolver e delegar, se desapegue do microcontrole e estimule o senso coletivo de responsabilidade. Aprenda a estabelecer objetivos, metas e resultados setoriais ou organizacionais que valorizem o trabalho colaborativo e estimulem os indivíduos a pensarem em resultados coletivos, sobrepondo o ego e anseios pessoais.

Os serem humanos são serem altamente sociáveis e precisam de colaboração para uma vida plena e feliz. Ademais, organizações que estimulam o espírito colaborativo, criam os chamados de “espírito de equipe” e “inteligência coletiva”, que aliados, formam a base das equipes de alto desempenho, fechando um ciclo virtuoso de confiança-comprometimento-realização.

5. Seja um líder positivo, concentre-se em oportunidades, não em problemas

Seja um líder positivo. Concentre-se no que está dando certo, no que é oportunidade, no que é positivo. Seja grato, inspire e seja uma fonte de esperança para as pessoas que estão ao seu redor. Confie no processo, confie nas decisões tomadas e esteja aberto para o que a vida lhe oferecer.

No fim de tudo, o líder precisa manter a mente e os pensamentos positivos. Precisa acreditar no melhor das pessoas, observar cada situação como uma oportunidade única de crescimento, seja ela favorável ou desafiadora e estar aberto ao que a vida lhe oferecer. Ao longo do caminho existirão sucessos e fracassos, e somente um líder positivo será capaz de guiar pessoas e realizar, apesar de qualquer situação.

Seja um líder do presente!

Vivemos em um contexto social extremamente acelerado em que a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade são uma constante em nosso dia a dia. As transformações, principalmente, nas relações de trabalho e nos campos de atuação profissional, fazem com que o papel do líder seja cada vez mais relevante. Dessa forma, se você é um líder, você precisa estar cada vez mais antenado às novidades desse mundo moderno, construindo relações baseadas na confiança, diversidade, colaboração, autonomia e positividade, para que tenha a capacidade de liderar mudanças, se adaptar rapidamente às necessidades do mercado e guiar suas equipe e organização por caminhos assertivos e solidários.