Liderança e Gestão

A Sociedade da Informação e do Conhecimento e a Gestão do Conhecimento nas Organizações

A Sociedade da Informação e do Conhecimento, na qual vivemos atualmente, é um modelo de organização social em que a informação e o conhecimento são considerados os maiores recursos existentes e os grandes geradores de riqueza e renda. Esse modelo social teve início por volta de 1970, bastante associado às transformações nas relações de trabalho, à evolução tecnológica e à transformação digital, e passa por mudanças cada vez mais intensas e aceleradas. No Quadro 1 é apresentado um breve resumo de como a sociedade se organizou com relação aos recursos e geração de riqueza nos últimos 10 mil anos.

Quadro 1 – Breve resumo de como a sociedade se organizou com relação aos recursos econômicos nos últimos 10 mil anos.

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Entender que o modelo econômico atual tem como base os bens intangíveis informação e conhecimento é o primeiro passo para que os profissionais e as empresas cresçam e evoluam de maneira adequada, sempre buscando valorizar esses bens. Entretanto, por mais que estejamos imersos nesse contexto social há mais de 50 anos, poucas empresas e organizações conseguem enxergar como melhorar os seus processos e agregar valor aos seus produtos e serviços, tendo como base o conhecimento. E é neste contexto que se insere a Gestão do Conhecimento.

Para entender o que é a Gestão do Conhecimento, primeiramente, é preciso ter em mente que as empresas são grandes repositórios de conhecimento e que cada colaborador, cada processo, cada projeto, cada produto e cada serviço não só geram riqueza, mas também são riquezas por si só. Com base nisso, é possível definir Gestão do Conhecimento como uma abordagem sistemática ou um conjunto de processos que identifica, explicita, compartilha, integra e gerencia os ativos intangíveis de uma empresa, tais como base de dados, documentos, procedimentos, vivências e experiências. Assim, tem como objetivo dar subsídio para que todos possam mapear lacunas, solucionar problemas, propor melhorias, otimizar processos, inovar e fazer com que a empresa aprenda e evolua organicamente.

Neste contexto, a Gestão do Conhecimento é a base para construção do conhecimento organizacional, que, na Sociedade da Informação e do Conhecimento, é um bem de valor inestimável, que deveria ser o principal foco das organizações.

De acordo com Rodriguez y Rodriguez (2010) a “construção do conhecimento organizacional depende de uma estruturação de processos que venham a contribuir para a transferência do conhecimento individual e tácito para o conhecimento explícito, acessível a todos aqueles que dele precisem para agregação de valor ao negócio da organização.”

Ainda de acordo com Rodriguez y Rodriguez (2010), essa construção do conhecimento organizacional passa pelas etapas de criar, reter, disseminar e aplicar o conhecimento dentro da organização. A Figura 1 mostra uma descrição prática de cada uma dessas etapas.

Figura 1 – Descrição prática das etapas da construção do conhecimento organizacional.

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Como resultado desses processos de Gestão do Conhecimento e da construção do conhecimento organizacional tem-se, naturalmente, a inovação, que pode ser incremental ou disruptiva (Saiba mais em: https://bityli.com/RTiPcI). Por isso, muitas vezes, juntamente com esse ciclo de criação-retenção-disseminação-aplicação, insere-se, ainda, a proteção. A proteção do conhecimento representa o conjunto de práticas e atividades que têm como objetivo a segurança das informações, do conhecimento e das inovações que são diferenciais da organização e que não devem ser de fácil acesso para pessoas externas.

Com competição cada vez mais acirrada, é crucial que as empresas se tornem organizações que gerem e que gerenciem o conhecimento e, com isso, aprendam constantemente. Uma organização que tem a Gestão do Conhecimento incorporada à sua estratégia de evolução e crescimento está sempre a frente. Nesse tipo de organização, os colaboradores continuamente adquirem, criam e transferem conhecimento, ajudando a empresa a se adaptar e evoluir de forma mais organizada e rápida, atendendo e superando as necessidades do mercado.

E aí? Como sua organização tem trabalhado a gestão do conhecimento?

Referências

RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ, M. Gestão do conhecimento e inovação nas empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.