Os canais consistem em intervenções lineares no terreno natural ou antropizado, revestidos ou não, que são responsáveis por conduzir escoamentos provenientes de fontes diversas ou promover a navegabilidade. Dentro do objetivo de condução, são usualmente utilizados para abastecimento de água, irrigação agrícola, drenagem de águas excedentes, entre outros. A seguir serão apresentadas algumas aplicabilidades dos canais na mineração.
Aplicabilidade dos canais hidráulicos na mineração
Em obras de mineração, os canais são utilizados, principalmente, para condução de escoamentos e drenagem de águas excedentes, provenientes de terrenos ou reservatórios de barragens, de modo a garantir a segurança hidráulica das estruturas das minas.
Assim, as três aplicações mais usuais dessas intervenções são:
Proteção de taludes de corte e aterros
Figura 1 – Taludes de corte na estrada MG-010, no município de Vespasiano, Minas Gerais.
Para evitar que os escoamentos pluviais escoem pelas faces dos taludes, podendo erodir um caminho preferencial de escoamento são implantadas bermas com declividade transversal no sentido do talude e longitudinal no sentido da rodovia que, usualmente, operam como estruturas drenantes. Usualmente, também, são instalados canais periféricos, protegendo a interface da intervenção com o terreno circundante e, em alguns casos, nas bermas, para aumentar suas capacidades de condução hidráulica.
Sistemas Extravasores
Figura 2 – Canal rápido do extravasor de barragem. Revestido em concreto armado, deságua em bacia de dissipação de enrocamento.
Os sistemas extravasores são executados com objetivo de conduzir escoamentos excedentes provenientes de eventos chuvosos em suas bacias, o que pode evitar transbordamento, ou galgamento, de barragens, com usos diversos na mineração. Esses sistemas são, usualmente, compostos por um canal de grande porte, responsável por captar os escoamentos no interior da barragem e conduzi-los até região de descarte apropriado a jusante da estrutura.
Fechamento de obras
Figura 4 – Projeto simplificado de fechamento, balizado por dois canais centrais.
Mais um uso recorrente e em grande evidência dos canais atualmente é no fechamento de barragens e outros grandes empreendimentos de mineração. No caso de barragens, um projeto típico de fechamento consiste na restauração mais próxima possível das condições naturais da região antes da implantação da estrutura. Para uma mais natural recuperação do terreno da região e reincorporação dos mananciais às condições naturais, os canais centrais são usualmente compostos por materiais naturais, como enrocamento.
Portanto, a partir das informações apresentadas é possível notar a importância da condução de escoamentos e drenagem de águas excedentes nos terrenos ou reservatórios de barragens, para garantir a segurança hidráulica das estruturas das minas.
Então, quer saber mais sobre conceitos de hidráulica na mineração? Fique de olho em nossas redes sociais e confira nossos conteúdos.
Referências
Imagens: Google Street View. Acesso em: fev. 2021.