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Introdução
De acordo com Carbone (2016), a gestão por competências surgiu para auxiliar as empresas a enfrentarem os desafios mercadológicos atuais. É uma abordagem que busca responder às demandas de um mercado globalizado, altamente volátil, com necessidade constante de aprendizado e criação de conhecimento. Seu objetivo é desenvolver competências e novos conhecimentos, que são essenciais para garantir uma vantagem competitiva sustentável.
Pode se dizer, que este modelo de gestão aplica o conceito de competência para guiar processos organizacionais, especialmente na gestão de pessoas. Por meio de estratégias e ferramentas diversificadas, busca identificar, desenvolver e mobilizar as competências necessárias para que os indivíduos e as organizações possam alcançar seus objetivos.
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Mas afinal, o que é uma competência?
Não importa se você já está explorando o tema há algum tempo ou se está dando os primeiros passos agora. Muitas pessoas ainda têm dúvidas ou fazem confusão sobre o que realmente significa “competência” e, por isso, precisamos descomplicar esse conceito!
Competência é a combinação de Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA) que permite a um indivíduo ser bem-sucedido e realizar tarefas com eficácia. Vamos detalhar cada um desses componentes:
Conhecimento: Refere-se ao saber conceitual, obtido por meio de aprendizado formal ou informal. Por exemplo, um treinamento de montagem de móveis oferece o conhecimento necessário sobre os passos para montar diferentes tipos de móveis. Portanto, ao finalizar um treinamento, é possível afirmar que se sabe como montar esses móveis.
Habilidade: Diz respeito à capacidade de aplicar o conhecimento adquirido, ou seja, o “saber fazer”. Embora um curso de montagem de móveis forneça o conhecimento e ajude a desenvolver essa habilidade, trazendo a experiência prática de outros profissionais, só é possível afirmar que a habilidade foi adquirida se o indivíduo conseguir, efetivamente, montar um móvel.
No ambiente acadêmico, há uma maior dificuldade para entender e visualizar esse conceito, devido à falta de um ambiente propício para a prática. No entanto, nas empresas, onde a prática é constante, isso se torna mais claro e fácil. Quando as competências são bem definidas nos perfis profissionais, identificar se alguém realmente possui ou adquiriu uma habilidade torna-se mais simples e observável nesse ambiente de trabalho.
Atitude: Envolve comportamento, disposição e ação necessárias para aplicar o conhecimento e as habilidades adquiridas. Ter a formação e as habilidades é essencial, mas é a disposição para agir que define a competência real. A atitude transforma conhecimento e habilidade em ações eficazes. Em resumo, quando se treina, se aprende; quando se executa, se demonstra habilidade. Se se possui a atitude e a confiança para aplicar o que foi aprendido, então se tem a competência.
Podemos resumir, então, o conceito de competência com a seguinte equação básica:
Conhecimento + Habilidade + Atitude = Competência
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